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Google Drive ou Dropbox: qual é o melhor para sua empresa?

Google Drive ou Dropbox? Se depois de uma busca refinada online e com amigos que utilizam soluções de armazenamento de arquivos na nuvem você chegou nessa dúvida, este post vai te mostrar todas as funcionalidades de cada serviço para ajudá-lo na escolha final. O armazenamento seguro de arquivos corporativos é uma
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Google Drive ou Dropbox? Se, depois de uma busca refinada online e com amigos que utilizam soluções de armazenamento de arquivos na nuvem você chegou nessa dúvida, este post vai mostrar todas as funcionalidades de cada serviço para ajudá-lo a escolher.

O armazenamento seguro de arquivos corporativos é uma prioridade dos empresários, sendo que os dois serviços oferecem filtros de proteção refinados.

A tecnologia é uma grande aliada para o armazenamento e compartilhamento de arquivos, eliminando problemas como HDs e pendrives queimados que podem levar consigo todo o backup do negócio. 

Usar um sistema 100% na nuvem oferece mais agilidade na rotina da equipe para busca e troca de informações entre si, pois centraliza tudo que é relevante da organização em um único lugar. Além disso, a utilização de ferramentas digitais aumenta a colaboração e a produtividade do time.

Então, para escolher a melhor opção, continue a leitura e confira um comparativo completo com TUDO sobre Google Drive e Dropbox.

Google Drive ou Dropbox: qual é o ideal para o seu negócio? 

Uma escolha pressupõe o conhecimento das alternativas envolvidas. Então, para se decidir com critérios sólidos entre Dropbox ou Google Drive, você precisa saber o que cada ferramenta oferece.

Reunimos os pontos mais importantes de cada solução para ajudar a eleger a melhor  plataforma de armazenamento para o seu negócio: Google Drive ou Dropbox. Vamos lá?

Google Drive

O Google Drive, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta do Google para armazenamento  na nuvem e backup de arquivos, de diferentes tipos e formatos, como textos, imagens, vídeos e áudios.  

A seguir, confira as principais características da plataforma.

1. Capacidade de armazenamento

Todo usuário que abre uma conta de e-mail no Gmail tem acesso ao Google Drive com a capacidade de armazenamento gratuito de arquivos de até 15GB.

Vale destacar que esses 15GB são divididos entre todos os aplicativos que o Google disponibiliza: Gmail, Google Fotos e outros apps.

A ferramenta também está disponível para as empresas que contratam o Google Workspace, antigo G Suite, serviço da plataforma que inclui várias ferramentas ágeis, colaborativas e que aumentam a produtividade. Nesse caso, a capacidade começa em 30GB no plano básico, podendo ser ilimitada.

No entanto, caso você utilize outro provedor de e-mail, também pode contratar o Drive Enterprise e pagar pelo uso de acordo com o número de pessoas e a capacidade de armazenamento que você precisar.

2. Formas de acesso

O Google Drive pode ser acessado de três formas: do navegador do seu computador, de um smartphone ou de um tablet. Para isso, é preciso estar conectado à internet. 

No computador, você pode acessar o Drive do seu e-mail do Gmail, via navegador web ou baixar o Drive File Stream no seu PC ou notebook. 

No celular ou tablet, é preciso baixar o aplicativo do Google Drive e fazer o login com sua conta para acessar todos os arquivos.

3. Tipos de arquivos compartilhados

São permitidos os formatos de arquivos, como Google Docs, Google Sheets e Google Slides. Também é possível armazenar documentos do Microsoft Office.

Apesar de concentrar todos os arquivos da empresa em um só lugar, é possível configurar o tipo de acesso e as ações que cada pessoa pode executar nos documentos. 

Pastas e arquivos podem ser bloqueados, apenas visualizados (sem possibilidade de edição) ou abertos para todos os membros da empresa. Exemplos: apresentações do negócio, planilhas de precificação e contratos de serviços, entre outros.

O Google Drive permite que os usuários tenham uma pasta instalada no PC e possam sincronizar todos os arquivos, de forma automática, da conta para o computador; e o contrário, também. Assim, fica mais fácil compartilhar documentos com a equipe.

4. Recursos de edição e compartilhamento

Seja o Google Drive ou Dropbox, o objetivo desse tipo de ferramenta é armazenar, compartilhar e editar arquivos online.

O Drive possibilita editar os arquivos, deixar comentários e fazer sugestões de alteração e melhorias. Tudo fica salvo automaticamente e acessível para todos da organização. 

Na hora do compartilhamento, o Google Drive dá a opção de distribuir arquivos individuais ou pastas via e-mail ou por link de acesso. É prático e ágil!

5. Segurança

A segurança de arquivos e documentos é um assunto levado a sério pelo Google Drive. A plataforma utiliza o sistema de criptografia, com diferentes camadas de proteção, para impedir que os usuários tenham seus dados violados.

No mundo corporativo, manter a confidencialidade de informações do negócio é vital, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Agora que você conhece um lado da equação, vamos apresentar o outro para que possa escolher entre Google Drive ou Dropbox. Continue lendo!

Dropbox

O Dropbox Inc. é uma empresa norte-americana fundada por Drew Houston e Arash Ferdowsi em São Francisco, na Califórnia. A plataforma fornece serviço de armazenamento e compartilhamento seguro de arquivos. 

Listamos os atributos mais relevantes dessa ferramenta para ajudar na sua escolha de solução de armazenamento na nuvem. Veja abaixo!

1. Capacidade de armazenamento

O Dropbox separa suas soluções nas categorias: pessoas físicas e equipes. Existem duas alternativas de plano para a primeira opção e três para a segunda, dos quais o terceiro pacote (Enterprise) é personalizável.

Vamos priorizar os três planos para times, já que nosso foco é para uso empresarial. Confira!

  • Plano Standard: armazenamento de 5 TB, feito para empresas com mais de 3 integrantes;
  • Plano Advanced: armazenamento ilimitado, usado para equipe a partir de 3 pessoas;
  • Plano Enterprise: personalizado. 

2. Formas de acesso

No Dropbox, o acesso também é feito via web pelo PC ou notebook e por dispositivos móveis, smartphones e tablets.

No computador, o ingresso pode ser realizado fazendo login no site pelo navegador ou instalando o programa para criar uma pasta no sistema do PC.

Já para ter o acesso mobile, é necessário instalar o aplicativo no aparelho e fazer login para conectar, editar e compartilhar os arquivos.

3. Tipos de arquivos compartilhados

O Dropbox propicia o compartilhamento e armazenamento tanto de arquivos em formato Microsoft Office e Google, além de fotos, PDFs, e outros.

Esta plataforma também possui o Dropbox Paper, um espaço em que é possível criar documentos, listas com fotos, anexar arquivos etc. Tudo isso pode ser compartilhado entre a equipe, funcionando como um gerenciador de projetos.

Pode-se instalar uma pasta no computador e sincronizar os arquivos automaticamente da conta para o PC e vice-versa. Essa opção facilita o compartilhamento de documentos e planilhas. É uma boa maneira de melhorar a colaboração entre o time da empresa.

4. Recursos de edição e compartilhamento

Editar, compartilhar, sugerir e revisar informações são tarefas que podem ser realizadas nos arquivos do Dropbox para que a equipe colabore nos projetos, de forma ágil, prática e em tempo real.

As edições ficam salvas automaticamente na plataforma e os usuários recebem as notificações por e-mail para continuar o trabalho.  

Com o Dropbox, é possível compartilhar arquivos individuais e pastas enviando convite de acesso por e-mail ou link.

5. Segurança 

Qual empresa não quer que seus arquivos e dados estejam seguros, não é mesmo? 

O Dropbox investe forte nesse quesito, usando o esquema de criptografia, com diferentes camadas de proteção, para impedir a violação de documentos e informações importantes.

Quem adquirir essa plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem sabe que seus documentos estarão em segurança.

Vantagens do Google Drive: veja as principais!

O Google Drive é uma plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem popular entre os usuários, inclusive do meio corporativo. 

Essa ferramenta agiliza os processos internos, facilita a rotina e, ainda, aumenta a colaboração e a produtividade das equipes.

Reunimos as principais vantagens do Google Drive para ajudar na sua escolha. Veja abaixo!

  • Espaço amplo de armazenamento: disponibiliza 15 GB de espaço gratuito na nuvem para salvar todo tipo de documento. Além disso, oferece a possibilidade de ampliar o armazenamento em até 30 TB com a adesão de plano pago.
  • Integração com apps do Google Workspace: a plataforma se integra com produtos, como Google Docs, Google Sheets, Google Slides, Gmail, Google Agenda e outros. Essa junção facilita o trabalho da equipe.
  • Ampla oferta de recursos: possibilita criar assinaturas eletrônicas, fazer anotações em arquivos, editar documentos e planilhas online, facilitando a rotina de trabalho.
  • Facilidade de uso: sua interface intuitiva e simples contribui para os usuários usufruírem de todos os recursos disponíveis da ferramenta.
  • Maior colaboração entre a equipe: permite que os usuários visualizem quem está online em um documento e as modificações simultâneas, com acesso ao histórico de alterações feitas em qualquer arquivo.
  • Sincronização com Google Photos: esse serviço de armazenamento é gratuito. Com o uso do smartphone, dá para sincronizar o Google Photos com o Drive.
  • Alterações offline: pode-se fazer alterações em qualquer arquivo no modo offline. Quando o usuário tiver acesso à internet, todas as modificações serão atualizadas e armazenadas de modo automático.

Vantagens do Dropbox: conheça as mais importantes! 

O Dropbox também tem vantagens atraentes para os usuários utilizarem na rotina do trabalho e ter mais agilidade nas tarefas.

Para ficar por dentro dos benefícios desta plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos, continue lendo!

    • Espaço ilimitado de armazenamento: o plano empresarial possui um armazenamento ilimitado. Isso facilita o trabalho das equipes que usam arquivos pesados, pois podem salvar tudo que precisam sem se preocupar com a falta de espaço.
    • Ferramenta de colaboração: o Dropbox se destaca no item colaboração, funcionando bem com arquivos de plataformas concorrentes. Assim, o público pode transitar entre os do Google e Microsoft, desde que o e-mail cadastrado em cada serviço seja um só.
  • Sincronização eficiente e ágil: ao alterar um arquivo, apenas a parte modificada é enviada aos servidores, agilizando a sincronização. O Dropbox ainda sustenta links simbólicos, isto é, permite sincronizar pastas localizadas em qualquer lugar do PC, sem precisar colocar tudo na de serviço.
  • Integração com aplicativos externos: a plataforma oferece várias opções de integração com outras ferramentas. Na sua loja exclusiva, é possível ter acesso a aplicativos de produtividade, como o Trello, e de imagem, como o Canva.
  • Armazenamento de senhas: a plataforma oferece serviço de armazenamento de senha de forma segura, gerando mais confiança nos usuários que a adquirem.
  • Facilidade de envio de arquivos grandes: viabiliza enviar arquivos grandes, inclusive para quem não possui conta na plataforma.
  • Recuperação de arquivos: esse recurso permite recuperar arquivos importantes e históricos de versões de documentos até um ano após serem modificados.

Google Drive ou Dropbox: o veredito

Depois de analisar o que cada ferramenta oferece, vamos ao nosso veredito sobre o melhor armazenamento para arquivos, o Google Drive ou Dropbox.

O Drive é a opção mais recomendada para empresas que utilizam o Google Workspace, devido à integração com todos os outros produtos da plataforma englobados no pacote desse serviço.

Até para quem já tem uma conta Google comum e precisa apenas de mais capacidade para armazenar e compartilhar arquivos, é mais fácil integrar-se ao Drive.

Quem está fora do universo digital da plataforma mais famosa do mundo, usa outro provedor de e-mail e lida mais com o Office 365 da Microsoft, por exemplo, pode experimentar o Dropbox.

Esperamos que esse comparativo possa ajudá-lo a escolher a melhor ferramenta de armazenamento na nuvem para seu empreendimento. Afinal, só você e os gestores sabem as reais necessidades da organização e rotina dos colaboradores.

Aproveite para testar gratuitamente o Dropbox ou Google Drive e avaliar, na prática, com qual deles você e seu time se adaptam melhor. Recomendamos fazer esse teste!

Google Drive: use o melhor armazenamento para arquivos

O armazenamento e backup de arquivos na nuvem é apenas um dos pontos que precisam funcionar bem em uma empresa para que o negócio aumente a produtividade e cresça. 

Ao contratar produtos digitais, escolha um fornecedor que ofereça o máximo de produtos digitais integrados para facilitar o gerenciamento e a implementação das ferramentas.

Por isso, se você está em busca de um sistema de aplicativos completo, que fornece soluções simples de usar e compartilhar com toda a equipe, o Google Workspace é uma ótima opção.

Seja para começar do zero ou migrar de um sistema existente para o Google Workspace, a equipe da Wecolab auxilia em cada uma das etapas desses processos.

Você adquire o pacote ideal para o negócio, pelo melhor preço do mercado e, ainda, tem acesso aos benefícios abaixo:

  • e-mail comercial personalizado; 
  • documentos Google, Agenda e afins;
  • aplicativos para chamadas de voz, vídeo e texto; 
  • notas e muito mais.

Também facilitamos a integração do seu time por meio de treinamentos exclusivos e deixamos tudo em conformidade com as normas atuais da LGPD.  

Conheça os planos do Google Workspace e traga a sua empresa para o mundo digital!

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