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Como gerir equipes de alta performance em 5 passos

Um dos desafios dos líderes nas empresas é como gerir equipes de alta performance. Desde elevar a performance do time até mantê-lo nesse patamar de produtividade no trabalho exige muito esforço e foco coletivo. Um estudo conduzido pela professora Behnam Tabrizi, especialista em liderança transformacional da Universidade Stanford (EUA), apontou que 75% das 95 equipes avaliadas são disfuncionais, ou seja, tem problemas sérios no seu funcionamento.
Como gerir equipes de alta performance: aprenda em 5 passos

Um dos desafios dos líderes nas empresas é como gerir equipes de alta performance. Desde elevar a performance do time até mantê-lo nesse patamar de produtividade no trabalho exige muito esforço e foco coletivo.

Um estudo conduzido pela professora Behnam Tabrizi, especialista em liderança transformacional da Universidade Stanford (EUA), apontou que 75% das 95 equipes avaliadas são disfuncionais, ou seja, tem problemas sérios no seu funcionamento.

Esses problemas acontecem em três de cinco critérios que serviram como base para a avaliação do estudo:

  1. cumprir o orçamento planejado; 
  2. manter o cronograma estabelecido; 
  3. seguir especificações; 
  4. atender às expectativas do cliente; 
  5. manter o alinhamento com os objetivos gerais da empresa.

 

Para evitar que essas falhas aconteçam, é fundamental que a liderança da equipe e da empresa saiba extrair o melhor de cada profissional.

Seu negócio precisa de mudanças eficientes nos processos de como gerir equipes de alta performance? Continue lendo e saiba como alcançar esse objetivo.

 

5 passos para gerir equipes de alta performance

Como gerir equipes de alta performance: aprenda em 5 passos

 

Uma equipe de alta performance é um grupo de profissionais comprometidos com o trabalho que compartilha e colabora ativamente nos objetivos e valores de uma empresa, engajando-se naturalmente com os estímulos recebidos.

Com uma mudança na dinâmica entre as equipes, com times trabalhando virtualmente ou em posições remotas, liderar para obter alta performance se tornou um trabalho ainda mais complexo. 

As especialistas em RH Corporativo Jenni Miller e Alison Grieve, ambas do Reino Unido, criaram um conjunto de cinco passos para um líder ter sucesso em como gerir equipes de alta performance:

  1. Definir motivos coerentes
  2. Deixar claro os resultados esperados
  3. Criar um relacionamento honesto com e entre a equipe
  4. Estabelecer uma rotina consistente
  5. Fazer uma avaliação contínua

 

Continue lendo e entenda melhor a proposta de cada passo:

 

1. Definir motivos coerentes

Elevar a performance de uma equipe só é possível se o líder sabe definir motivos coerentes para o trabalho do grupo. 

Cada área da empresa trabalha para ajudar a empresa a alcançar os objetivos principais da organização e isso se divide em tarefas para cada setor que também terá suas metas e objetivos próprios.

Dessa forma, existe um motivo coerente e consistente pelo qual a equipe vai trabalhar e para chegar lá o líder vai explorar as habilidades que cada colaborador tem para ajudar nesse processo.

Para extrair o melhor da equipe é importante alinhar os valores individuais aos motivos definidos para o desenvolvimento daquele trabalho que é importante para a empresa.

 

 

2. Deixar claro os resultados esperados

O segundo passo de como gerir equipes de alta performance é que os resultados esperados devem estar claros para toda equipe.

Para que os objetivos e metas sejam acompanhados corretamente, indicadores vão fornecedor o suporte para saber se o resultado foi obtido, se ficou abaixo ou ainda se superou o esperado.

Dessa forma, o líder consegue acompanhar o progresso do trabalho e da equipe em conjunto, garantindo que todos deem sua parcela de contribuição na direção dos resultados.

Além disso, uma comunicação objetiva permite que a equipe interaja e que os colegas vejam onde podem trabalhar em duplas, por exemplo, unindo suas habilidades.

 

3. Criar um relacionamento honesto com e entre a equipe

Sem um relacionamento saudável e colaborativo, o objetivo de como gerir equipes de alta performance vai enfrentar uma grande barreira.

Investir na criação de relacionamentos saudáveis com e entre a equipe é uma maneira de incentivar a confiança entre os membros.

Dessa forma, as trocas de ideia — mesmo sendo de pontos de vista diferentes — conseguem criar uma discussão produtiva para alcançar os resultados esperados.

Isso inclui, claro, o gerenciamento de conflitos entre a equipe para que as discordâncias não resultem em um mal estar permanente entre os membros.

Com isso, o objetivo da equipe se mantém firme e todos tem em mente o que fazer para contribuir.

 

4. Estabelecer uma rotinas consistentes

A palavra “rotina” pode ser um gatilho negativo para muitos profissionais, mas ela é positivamente importante no processo de como gerir equipes de alta performance.

É importante destacar que ela está longe de significar algo tedioso e cansativo. A rotina pode ser organizada para dar ordem ao cumprimento das tarefas, mantendo o avanço das etapas de um trabalho.

Criando uma consistência na maneira de trabalhar, os profissionais adquirem independência para conduzir seu trabalha sem a presença do líder “em cima” a todo momento.

Assim, a equipe consegue se equilibrar em relação às funções da rotina e as necessidades inesperadas que exigem respostas rápidas.

 

5. Fazer uma avaliação contínua 

Depois de tirar o preconceito em cima do termo “rotina”, o passo final de como gerir equipes de alta performance inclui a avaliação contínua dos processos e também do desempenho da equipe.

Essa revisão é algo essencial no desenvolvimento das empresas, pois os objetivos mudam, as prioridades evoluem, a equipe se modifica e as estratégias de liderança precisam se adaptar.

Nem sempre as mudanças serão grande. Às vezes  pequenos ajustes resolvem. Tudo deve ser feito de acordo com a necessidade da empresa para garantir que a equipe se mantenha sempre em alta performance. 

 

Invista em ferramentas para gerir equipes de alta performance

Com o avanço das tecnologias e da transformação digital, as empresas ganharam agilidade e conseguiram enxugar muito processos que atrapalhavam a produtividade das equipes.

Com isso, as habilidades de colaboração e inovação dos membros são mais importantes do que nunca para que esses recursos sejam realmente eficientes.

 

Sua empresa também pode elevar o nível do trabalho com a implementação de um sistema de gestão mais integrado. Conheça o G Suite e saiba como ele pode ajudar seu negócio.

A equipe da Wecolab conduz passo a passo sua transição para um formato de trabalho mais produtivo, colaborativo, ágil, seguro e até econômico.

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