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Ferramentas de liderança eficientes para empresas | LISTA

Estar a frente de uma equipe de trabalho pede paciência, dedicação, equilíbrio e ferramentas de liderança para auxiliar no desenvolvimento da equipe.  Construir uma liderança estratégica colabora para o crescimento da empresa e tem um papel fundamental na conquista de resultados. Neste trabalho, as ferramentas para líderes são fundamentais e caso exista um departamento de Recursos Humanos (RH) na empresa — próprio ou terceirizado —, a implantação dessas ferramentas pode ser feita em conjunto. Está curioso para saber quais ferramentas de liderança podem ajudar seu negócio crescer? Confira cinco recursos que realmente trazem resultados.
5 ferramentas de liderança úteis na gestão de equipes

Estar a frente de uma equipe de trabalho pede paciência, dedicação, equilíbrio e ferramentas de liderança para auxiliar no desenvolvimento da equipe. 

Construir uma liderança estratégica colabora para o crescimento da empresa e tem um papel fundamental na conquista de resultados.

Neste trabalho, as ferramentas para líderes são fundamentais e caso exista um departamento de Recursos Humanos (RH) na empresa — próprio ou terceirizado —, a implantação dessas ferramentas pode ser feita em conjunto.

Está curioso para saber quais ferramentas de liderança podem ajudar seu negócio crescer? Confira cinco recursos que realmente trazem resultados.

 

5 ferramentas de liderança para desenvolver equipes

Se como ser um bom líder é um objetivo da sua carreira, agora que você tem uma equipe para gerenciar, inclua essas ferramentas na suas rotina de gestão:

 

1. Onboarding

A primeira das ferramentas de liderança da nossa lista é o onboarding que começa no momento em que um colaborador entra na empresa.

Essa ferramenta é eficiente para empresas de todos os portes. O onboarding é um termo em inglês que pode ser traduzido como integração.

Ou seja, quando um novo funcionário chega na empresa ele precisa ser integrado ao ambiente, sem perda de tempo no trabalho, certo? 

Ele precisa saber desde o funcionamento do controle de acesso (existe ponto? catraca? cadastro de digital?), passando pelas regras gerais de convivência até quem são os superiores diretos.

O onboarding funciona como um treinamento geral sobre a empresa. Tanto os líderes quanto o RH devem atuar em conjunto para que as principais informações para integrar o novo membro sejam repassadas.

 

Algumas etapas desse processo incluem:

– envio de e-mail de boas-vindas com as instruções iniciais para o primeiro dia;

– documentos que o novo funcionário precisa trazer;

– cadastro no controle de acesso usado na empresa;

– criação de login e senha do e-mail corporativo;

– repasse do manual de procedimentos geral e do departamento;

– tour pelas dependências da empresa;

– apresentação da equipe direta para integração no trabalho, entre outros.

 

Quanto mais dinâmico for o treinamento de onboarding melhor preparado o funcionário vai chegar no seu primeiro dia de trabalho.

A empresa pode usar um aplicativo de videoconferência como o Google Meet ou Skype para fazer treinamento remoto dos conteúdos mais teóricos, enquanto a papelada é finalizada, por exemplo. 

Com uma equipe preparada e alinhada com os objetivos de trabalho, o líder pode aproveitar melhor o potencial dos membros.

 

2. Feedback e feedforward

O feedback e o feedforward são outras duas ferramentas de liderança muito eficientes, pois estão relacionadas diretamente com a motivação e o desenvolvimento dos funcionários.

Vamos começar pelo feedback, um termo mais conhecido nos ambientes corporativos. A palavras ‘feedback’ vem do inglês e significa dar retorno. Nesse caso, dar retorno sobre o desempenho profissional de alguém.

Ou seja, o líder analisa e avalia como foi a performance da sua equipe em um projeto, os resultados alcançados e repassa os acertos e as oportunidades de melhoria individualmente.

Com essa análise, é possível entender porque algo não deu certo ou identificar o acerto de uma melhoria proposta em uma avaliação anterior.

Já o feedforward é uma ferramenta focada nas melhorias futuras que o colaborador pode desenvolver dentro da empresa.

Envolve a troca ativa entre líder e liderado para determinar como novas habilidades podem ser melhoradas ou até desenvolvidas.

Assim, os membros da equipe podem se engajar melhor nas suas metas e se motivarem já que tem voz ativa na escolha dos objetivos

É importante destacar que essas ferramentas para líderes podem ser usadas em conjunto, para que o feedback não seja visto apenas como uma crítica. 

Ter um roteiro organizado de repasse e uma etapa de feedforward bem trabalhada pode ser muito eficiente para o desenvolvimento da equipe. 

 

3. Análise SWOT da equipe

Quem já fez planejamento estratégico empresarial deve conhecer essa ferramenta de avaliação chamada matriz SWOT ou matriz FOFA, na sigla em português.

Esse recurso faz a análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que podem ser adaptadas para a realidade de uma equipe.

Essa ferramenta de liderança pode ajudar a avaliar os times de forma geral para aproveitar as forças e oportunidades que cada profissional possui, além de criar estratégias para driblar as fraquezas e ameaças.

 

5 ferramentas de liderança úteis na gestão de equipes

Imagem: Kasulo Group.

Cada um dos fatores citado nas etapas da análise, pode ser usado para criar um plano de ação

Por exemplo: ao identificar a necessidade de um treinamento sobre um programa essencial para o trabalho, pode ser criada uma meta para que até o fim do semestre todos tenham feito um curso online prático sobre o tema.

 

4. Team building

Colaboração e trabalho em equipe são fatores considerados muito importantes para cerca de 75% profissionais entrevistados na pesquisa ‘Communicating in the Modern Workplace’ da Queens University of Charlotte nos EUA. 

Por isso, o team building — formação de equipe, em português — entra como uma das ferramentas de liderança forte no trabalho dos líderes.

Através de atividades, os membros desenvolvem confiança, união e companheirismo para trabalharem tanto pelas metas da empresas quanto pelos seus objetivos de desenvolvimento profissional.

Assim, o ambiente de trabalho fica mais saudável e as pessoas colaboram entre si, evitando reações tóxicas ou abusivas de trabalho. 

 

5. Mentoria

Fechando nossa lista de ferramentas de liderança vamos falar da mentoria. Os programas de mentoria podem ser usados como um estímulo tanto para quem precisa aprender quanto para quem ensina.

Além de ser uma forma de aproveitar a experiência que existe dentro da empresa, afinal aprender com um rosto amigo pode ser mais produtivo. 

Os mentores são usados para orientar projetos ou para auxiliar na transição de um profissional para um cargo de gestão. 

Dessa forma, a equipe conhece melhor a empresa, os erros e acertos do passado e aprende sobre os novos desafios pelos quais pode esperar estando em um cargo de liderança.

 

Hora de colocar as ferramentas de liderança em prática!

Gostou das dicas de ferramentas para líderes? Analise as necessidades da sua empresa e escolha um dos itens que pode ser mais útil para começar no momento.

Para alcançar o melhor resultado com as ferramentas de liderança acima, ter um sistema de colaboração empresarial para integrar toda a empresa é fundamental.

 

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