Skip to content

Arquitetura de Soluções: tudo o que você precisa saber

A arquitetura de soluções é uma das necessidades que surgem junto à transformação digital.  A maioria das implementações de uma empresa precisam de uma série de fatores que devem ser considerados. Tanto quanto às necessidades que determinada solução afetará, quanto em questões mais técnicas.  E, para que você entenda melhor o que representa a profissão do arquiteto de soluções, trouxemos este artigo.
O que é arquitetura de soluções: Tudo o que você precisa saber!

A arquitetura de soluções é uma das necessidades que surgem junto à transformação digital. 

A maioria das implementações de uma empresa precisam de uma série de fatores que devem ser considerados. Tanto quanto às necessidades que determinada solução afetará, quanto em questões mais técnicas. 

E, para que você entenda melhor o que representa a profissão do arquiteto de soluções, trouxemos este artigo.

 

O que é a arquitetura de soluções?

Existem diversos planejamentos e processos internos que devem ser considerados antes que um determinado caminho seja tomado para resolver algum problema do dia a dia da sua empresa. 

A arquitetura de soluções é a área que se responsabiliza pelo planejamento do uso dos recursos da sua empresa de acordo com a especificidade do seu negócio. 

 

Habilidades de um bom profissional de arquitetura de soluções 

Atualizar-se constantemente

Um bom profissional de arquitetura de soluções precisa ter um vasto conhecimento em soluções tecnológicas. Além disso, é preciso que esse profissional se mantenha sempre atualizado, tanto nos métodos quanto nas ferramentas disponíveis no mercado em que atua.

 

Saber motivar sua equipe e ter uma boa comunicação

Ter uma comunicação clara e fluente com sua equipe e parceiros é imprescindível para que tudo ocorra como o planejado sem falhas. 

Além disso, por estar em diferentes frentes, o profissional de arquitetura de soluções deve saber manejar bem cada colaborador ativo em seus projetos.

Líderes e gestores são peças chaves no sucesso de uma implementação. Saber incentivar é uma habilidade que um arquiteto de soluções deve dominar.

 

Posicionar-se como líder

O arquiteto de soluções possui grandes responsabilidades. Saber se posicionar como líder é o que irá ajudar no bom andamento dos projetos, entregando uma capacidade organizacional e gerencial exímia.

 

Compreender claramente o negócio em que atua

Saber cada passo dado entre a captação e retenção de clientes, deve ser uma habilidade do arquiteto de soluções. Não adianta entender apenas parte do processo, pois a otimização, às vezes, vem das bases da estrutura utilizada pela empresa.

Outro fator essencial é que o arquiteto de soluções será o responsável por orientar o corpo técnico do projeto, assim como assistir e direcionar os profissionais juniores. 

 

Ter facilidade em se adaptar de acordo com o mercado

É imprescindível para esse profissional, buscar por novas soluções, ferramentas. Seu setor de TI precisa se manter atualizado. Essa é uma exigência do mercado tecnológico que você precisa ficar sempre de olho.

 

Quais as vantagens de uma arquitetura de TI bem implementada?

Com o avanço da tecnologia, pensar a arquitetura de suas soluções é como atender às crescentes demandas do mercado corporativo.

Por esse motivo, existem muitas possibilidades no mercado, o que reforça a necessidade de uma arquitetura de soluções nas empresas.

Ao direcionar as soluções utilizadas ou oferecidas por uma empresa apenas para seu gestor de TI, você estará sobrecarregando sua equipe, podendo causar graves prejuízos e atrasos.

 

Confira os 3 principais temas que um arquiteto de soluções em TI deve dominar

Esse profissional se utiliza de suas experiências para exercer sua função. Por isso, ele será capaz de gerir projetos complexos com alta competência.

É entendido que, o profissional de arquitetura de soluções precisa entender de alguns temas, sendo os 3 principais Big Data, Deep Learning e Cloud Computing.

 

1. Big Data

Como já sabemos, os dados são um recurso extremamente valioso. E, com o desenvolvimento tecnológico crescendo cada vez mais, questões como Big Data ficam em muita evidência.

Big Data significa, em português, “grandes dados” — e são um conjunto de dados de tamanhos estratosféricos e que servem para análises e previsões no mundo corporativo. 

Saiba mais sobre a relação entre Big Data e Cloud Computing aqui.

 

2. Deep Learning

A inteligência artificial tem interferido cada vez mais no mundo digital. Saber das últimas novidades sobre como os dados estão sendo tratados e analisados de maneira autônoma é algo que tende a ser mais requisitado entre os conhecimentos do arquiteto de soluções e das equipes de TI. Logo, dominar esse assunto é essencial para esse profissional.

 

3. Computação em nuvem

A transformação digital fez com que o mercado exigisse maior compartilhamento de informações, segurança e acesso fácil aos serviços e sistemas.

Os sistemas de cloud computing beneficiam não só o colaborador, como o cliente e todas as pessoas envolvidas. Por isso, esse é um assunto tão importante para o profissional de arquitetura de soluções. 

Saiba mais sobre Cloud Computing aqui.

 

Como vimos, a arquitetura de soluções aborda um mundo de situações. E, com isso, o profissional dessa área precisa ter bastante conhecimento técnico e expertise.

Para que assim, possa entender o que precisa ser otimizado e aproveitar todos os recursos da sua empresa.

Entre em contato com a nossa equipe que teremos prazer em lhe ajudar a entender mais sobre o assunto!

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram