Skip to content

Saiba quais são os principais vilões da produtividade e como evitá-los

Os  vilões da produtividade atrapalham  muito o  desempenho  das  empresas, especialmente  aquelas que ainda  estão em fase  de  desenvolvimento.  Eles são responsáveis  por  pequenas falhas, recursos  mal utilizados e fazem  com que  os resultados  sejam comprometidos.
Vilões da produtividade: Confira os principais e como combater

Os  vilões da produtividade atrapalham  muito o  desempenho  das  empresas, especialmente  aquelas que ainda  estão em fase  de  desenvolvimento. 

Eles são responsáveis  por  pequenas falhas, recursos  mal utilizados e fazem  com que  os resultados  sejam comprometidos.

 

O que são os vilões da produtividade?

Provavelmente você  já percebeu que  em  alguns dias o  trabalho rende muito  bem e  em outros a  hora não  passa, certo? Todo  gestor  tem  o desafio de fazer com que seu time seja  produtivo, afinal de contas, esse  é o segredo para o  sucesso.

Por  isso é tão importante descobrir  os  vilões da produtividade, para que seja  possível trabalhar  para  evitá-los.

Os vilões da produtividade podem ocasionar diversos prejuízos para uma empresa, como:

  • Uso incorreto dos recursos. Um dia de trabalho que não apresenta bons resultados ainda representa um grande consumo de recursos.  Ou seja, os vilões da produtividade geram o uso incorreto dos recursos e podem comprometer os resultados financeiros.
  • Atrasos no desenvolvimento de projetos. Uma empresa possui vários projetos que são executados de forma simultânea para o seu crescimento. As quedas na produtividade podem gerar atrasos no desenvolvimento desses projetos e afetar negativamente toda a estrutura organizacional.
  • Comprometimento dos resultados. Todos os processos precisam funcionar adequadamente para gerar bons resultados de vendas e lucratividade.
  • Frustração e desmotivação. Reconhecer que a empresa parece não sair do lugar gera um sentimento de frustração e desmotivação, o que pode gerar uma queda ainda maior na produtividade.
  • Insatisfação do cliente. Em casos de queda na produtividade em atividades que estão relacionadas diretamente ao serviço ou produto entregue ao cliente, é possível que o consumidor saia insatisfeito da relação com a sua empresa.

 

Os vilões da produtividade que podem afetar a sua empresa

 

1. Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga  de trabalho é um  dos principais vilões da produtividade. O colaborador sobrecarregado  tem muita dificuldade em se dedicar  a uma tarefa sem pensar  nas  outras  que estão pendentes.

Delegar atividades é fundamental para o funcionamento adequado das atividades de uma organização.

 

2. Falta de planejamento das ações

Um bom planejamento pode  acabar com um dos  vilões da produtividade.

Situações  de retrabalho acontecem  com uma frequência enorme em empresas que não planejam as suas ações.

 

3. Uso incorreto das ferramentas

São milhares as ferramentas digitais à disposição das empresas, elas podem automatizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Por isso, basta saber como usá-las corretamente para obter melhores resultados.

 

5. Distrações externas

Às distrações externas também é  um dos  vilões da produtividade.

Redes sociais, conversas  paralelas, celular, essas são só algumas  coisas que tiram o foco e afetam a produtividade  do seu time.

 

5. Problemas de comunicação

As falhas na comunicação são um dos maiores vilões da produtividade, junto com a sobrecarga  de  trabalho. Muitas  vezes  ela gera situações  de retrabalho, o que faz seu time perder tempo. 

Por essa razão, é importante buscar uma comunicação que flui naturalmente para alcançar os melhores resultados.

 

O  Google Workspace é uma plataforma  que ajuda na produtividade do seu time,  centralizando diversas ferramentas de uso  colaborativo em  um único lugar.

E, com  a Wecolab  você  garante o melhor  preço  do  mercado,  com a segurança de estar tratando com um parceiro  Google.  Fale  com nosso time de  colaboradores  e tire suas dúvidas.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram