Skip to content

Empreendedorismo Feminino: Quais ferramentas podem ajudar?

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força, mudando a cara do mercado e se destacando. As mulheres estão provando entender muito de gestão e resultados o que favorece esse cenário. Os cargos mais altos são historicamente ocupados por homens, fazendo com que as mulheres tenham que enfrentar desafios e derrubar barreiras dia após dia, em busca de reconhecimento, igualdade e oportunidades.
Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força, mudando a cara do mercado e se destacando. As mulheres estão provando entender muito de gestão e resultados o que favorece esse cenário.

Os cargos mais altos são historicamente ocupados por homens, fazendo com que as mulheres tenham que enfrentar desafios e derrubar barreiras dia após dia, em busca de reconhecimento, igualdade e oportunidades.

 

Empreendedorismo feminino no Brasil

 

O empreendedorismo feminino está em pleno crescimento, o que inspira cada vez mais mulheres a abrirem os seus negócios. Ao conquistar o mercado de trabalho e político, as mulheres estão começando a ocupar cargos de liderança e chegando ao comando das empresas. 

De acordo com pesquisa publicada pelo Sebrae, já existem 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. 

Entre as dificuldades que as mulheres enfrentam podemos citar a dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional até o preconceito de gênero, que mesmo hoje em dia, ainda é comum. Felizmente, esses casos estão diminuindo conforme o mercado reconhece o talento e as benfeitorias das empreendedoras e sua gestão.

Aquela mesma pesquisa do Sebrae constatou crescimento de mais de 200% no total de empreendedoras em apenas 5 anos, o que é um número muito bom. O Brasil, inclusive, ocupa o 7° lugar no ranking dos países com maior proporção de mulheres quando falamos de empreendedores iniciais.

 

Por que devemos estimular o empreendedorismo feminino?

 

O empreendedorismo feminino trás um papel importante na redução das diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira de homens e mulheres. 

As mulheres, com suas novas ideias trazem benefícios para a economia global, redefinindo o futuro de serviços e produtos. O ‘jogo de cintura’ e a flexibilidade tão característica das mulheres são soft-skills necessárias e valorizadas cada vez mais no mercado.

Pesquisas apontam que as empresas que se preocupam com o impacto da diversidade de gênero contam com funcionários mais engajados e possuem maior lucro, de 5 a 20% a mais que outras empresas.

Além disso, uma pesquisa feita pelo SEBRAE indica que as mulheres empreendem, principalmente por conta da necessidade de outra fonte de renda ou para ter a sonhada independência financeira. Com isso, o empreendedorismo feminino ajuda as mulheres a sustentar suas famílias e acabar com a dependência do companheiro.

 

Pensando na economia…

 

Além de oxigenar as ideias de negócios, a inclusão de empreendedoras femininas gera um grande impacto no PIB mundial.

Um estudo divulgado pela Boston Consulting Group afirma que ao diminuir a diferença entre gêneros em cargos mais altos o PIB deve se elevar chegando até US$ 5 trilhões.

Neste mesmo estudo é explicado que os benefícios de apoiar a liderança feminina não se restringe a o PIB, de acordo com os autores desse estudo: “Diminuir a lacuna de gênero no empreendedorismo e alimentar o crescimento de empresas pertencentes a mulheres lançará novas ideias, serviços e produtos em nossos mercados. E, no final, essas forças podem redefinir o futuro”.

 

Os desafios do empreendedorismo feminino no Brasil

 

O grande desafio das mulheres empreendedoras é a grande dificuldade em ter reconhecimento e valorização. Vamos entender melhor sobre esses desafios?

 

Dificuldade de Ascensão

 

Toda e qualquer mudança é lenta e complicada. Apesar de 70% dos líderes concordarem que a diversidade de gênero melhora os resultados das empresas, a tendência de mulheres em cargos de chefia não acompanha essa margem. 

As mulheres alcançam algumas barreiras em sua ascensão, sendo elas: discriminação, sobrecarga de tarefas e até juros mais altos nos bancos.

 

Insegurança

 

37,5% das mulheres já concluíram uma pós-graduação contra 15% dos homens. Apesar disso, as empreendedoras são menos confiantes em relação ao planejamento do negócio.

Isso nos mostra como as mulheres precisam focar em desenvolver habilidades como autoconfiança, liderança, além de se preparar melhor para tratar questões financeiras e planejar a gestão como um todo.

 

A vida pessoal e a dupla jornada

 

Conciliar a vida pessoal e profissional é uma das maiores dificuldades das mulheres, principalmente depois da maternidade. A jornada dupla de cuidados com filhos e trabalho sobrecarrega as mulheres empreendedoras e podem prejudicar o desempenho caso não encontre equilíbrio.

Esse cenário tende a se modificar conforme os pais e maridos se conscientizam a respeito da divisão de tarefas domésticas e cuidados parentais.

Essa organização de rotina e flexibilidade de horários é um dos fatores que mais pesam na escolha pelo empreendedorismo.

 

Necessidade vs. Oportunidade

 

Como falamos, muitas mulheres começam sua jornada empreendedora por necessidade, principalmente por não conseguir a recolocação no mercado de trabalho após a maternidade.

Isso porque muitas empresas ainda discriminam mulheres que têm ou que pretendem ter filhos, isso está mudando aos poucos, mas ainda é uma realidade.

 

Ferramentas essenciais para o empreendedorismo feminino

 

Para ajudar as empreendedoras femininas a aumentarem a sua produtividade, vamos falar de algumas ferramentas.

 

Google Primer

 

O Primer é um aplicativo novo do Google que está disponível para Android e iOS. 

O aplicativo tem como objetivo: “ajudar profissionais e estudantes a se manterem atualizados para as demandas do mercado de trabalho. Sabemos como é difícil encontrar treinamentos de qualidade sobre temas relacionados a negócios e marketing digital – essenciais para seu crescimento profissional. É por isso que o Primer existe, para descomplicar tópicos importantes, de um jeito fácil, acessível e divertido para você aprender.”

Ainda no app você pode fazer lições interativas e aprender sobre o seu mercado, você ainda pode fazer durante o almoço, por exemplo. Você pode navegar pelo aplicativo e selecionar o que é mais interessante para o seu crescimento pessoal.

 

Google Workspace

 

Quando falamos de aumento de produtividade o Google Workspace não pode ficar de fora. Você consegue saber tudo sobre o Google Workspace acessando este artigo aqui.

Em resumo, o Google Workspace  é uma plataforma que reúne diversas ferramentas voltadas para atividades corporativas.

O Google Workspace tem como missão:

  1. Dar às pessoas ferramentas para economizar tempo e trabalhar mais rápido;
  2. Permitir que as pessoas acessem dados e compartilhem ideias;
  3. Deixar as pessoas trabalharem de forma flexível e colaborativa.

 

 

Aqui na WeColab, você garante os planos do Google Workspace com o melhor preço do mercado, garantindo a segurança de um parceiro premium do Google. Se tem alguma dúvida sobre os planos e qual o melhor para você, entre em contato com nossos especialistas.

 

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram