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Fatores que aumentam a produtividade no trabalho do seu time

Toda empresa deve prezar por uma qualidade de resultados, para isso, é preciso contar com um time de alta performance e produtivo. Existem diversas medidas que aumentam a produtividade no trabalho. Muitas empresas, apesar de ter o aumento da produtividade no trabalho como objetivo, muitas vezes o ambiente de trabalho não é adequado, criando obstáculos e dificuldades para a conclusão das atividades diárias. Com a intenção de melhorar este cenário, identificamos alguns fatores que influenciam diretamente a produtividade no trabalho. Continue lendo, e confira os fatores que aumentam a produtividade no trabalho.
Como aumentar a produtividade no trabalho da sua equipe

Toda empresa deve prezar por uma qualidade de resultados, para isso, é preciso contar com um time de alta performance e produtivo. Existem diversas medidas que aumentam a produtividade no trabalho.

Muitas empresas, apesar de ter o aumento da produtividade no trabalho como objetivo, muitas vezes o ambiente de trabalho não é adequado, criando obstáculos e dificuldades para a conclusão das atividades diárias.

Com a intenção de melhorar este cenário, identificamos alguns fatores que influenciam diretamente a produtividade no trabalho. Continue lendo, e confira os fatores que aumentam a produtividade no trabalho.

 

Importância de investir em alternativas que aumentem a produtividade

As tecnologias são responsáveis pelo sucesso das organizações empresariais. São diversas as alternativas que proporcionam melhorias na produtividade no trabalho dos colaboradores.

O mercado está muito competitivo, então manter a empresa alinhada a tecnologias é algo essencial para aumentar a produção diária. 

 

Melhores dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Caso o gestor veja que pode aumentar a produtividade no trabalho,pode contar com algumas das dicas abaixo para manter a sua equipe engajada e alcançando as metas traçadas.

 

Ter uma boa gestão do tempo

É preciso ter em mente que a gestão de tempo não está associada a um horário rígido de trabalho. Oferecer um certo nível de flexibilidade aos colaboradores permite que eles possam gerir melhor o tempo, identificar as prioridades do dia e até realizar as atividades de forma mais eficaz.

Muitos fatores relacionados à gestão de tempo não dependem dos colaboradores, como um número excessivo de reuniões, equipamentos inadequados, ambiente prejudicial e outros.

É preciso que o gestor observe esse cenário e compreenda quais obstáculos estão sendo criados pela própria empresa e eliminá-los.

 

Utilizar recursos de automação

Usar ferramentas de automação irá permitir a otimização do trabalho que tem sido, até então, realizado de forma manual pelo colaborador.

Empresas que prezam pela automação viabilizam que algumas tarefas sejam feitas automaticamente por softwares especializados que irão deixar o funcionário com mais tempo para ações e atividades estratégicas.

 

Usar aplicativos e extensões

O Google possui diversas ferramentas, aplicativos e extensões que tornam ótimas opções para as empresas que desejam aumentar a produtividade no trabalho dos colaboradores.

Esses aplicativos e ferramentas devem ser usados de forma positiva e consciente, auxiliando alguns processos colaborativos, diminuindo a necessidade de deslocamentos entre departamentos, otimizando a gestão do tempo e auxiliando na execução das tarefas.

É importante que os gestores acompanhem as novidades tecnológicas, agregando ao ambiente profissional recursos que ofereçam benefícios às equipes, como o Google Workspace.

 

 Manter um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho está muito associado ao aumento da produtividade.

Quando temos um local de trabalho inadequado, com barulho excessivo e má iluminação, por exemplo, isto afetará diretamente o desenvolvimento das atividades ao longo do tempo. 

 

Não ser multitarefas

Muitos profissionais acreditam que fazer diversas tarefas ao mesmo tempo é uma vantagem. Mas isso não é real. O cérebro humano precisa priorizar uma tarefa para que ela seja realizada com total atenção e eficiência.

De acordo com estudos, realizar atividades de forma simultânea pode reduzir a produtividade no trabalho. 

 

Evitar reuniões desnecessárias

É claro que fazer reuniões é algo necessário, mas é preciso verificar a real necessidade delas. O excesso de encontros deixa a agenda dos colaboradores cheia, podendo gerar prejuízos para a empresa.

Já que, dependendo da reunião, é necessário providenciar cafés, comidas e equipamentos. 

 

Utilizar as ferramentas adequadas

Outro fator que influencia diretamente a produtividade no trabalho é o uso de soluções e tecnologias adequadas. 

O Google Workspace é uma ótima opção de plataforma quando falamos de produtividade no trabalho, já que ele auxilia com ferramentas do dia a dia, que podem ser usadas de forma colaborativa e pela internet, sem a necessidade de um servidor físico.

 

Acompanhar indicadores de produtividade

São seis os indicadores de produtividade que precisam ser analisados, sendo eles:

  1. qualidade: mensurado pelo resultado do que foi produzido
  2. capacidade: quanto os colaboradores conseguem produzir em X tempo.
  3. estratégicos: analisa e verifica metas e objetivos 
  4. lucratividade: funciona para que seja verificado o lucro líquido da empresa
  5. competitividade: ótimo para avaliar os dados que se referem aos concorrentes do negócio
  6. rotatividade: usado para avaliar quantos funcionários entram e saem da empresa em determinado período.

 

Agora que você já conhece diversas dicas para manter e até mesmo aumentar a produtividade no trabalho, invista na transformação digital do seu negócio. Conte com a Wecolab e com o Google Workspace para te ajudar nessa jornada de produtividade. 

Fale com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas de como o Google Workspace pode te ajudar!

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