Skip to content

O que é Cloud Computing?

Armazenar, mover, gerenciar arquivos na nuvem. Muito se fala sobre a ‘tal da nuvem’ mas o que exatamente ‘armazenar um arquivo na nuvem’ quer dizer? É seguro? Vamos descobrir tudo sobre Cloud Computing (ou computação em nuvem) neste artigo.
Saiba o que é Cloud Computing

Armazenar, mover, gerenciar arquivos na nuvem. Muito se fala sobre a ‘tal da nuvem’ mas o que exatamente ‘armazenar um arquivo na nuvem’ quer dizer? É seguro? Vamos descobrir tudo sobre Cloud Computing (ou computação em nuvem) neste artigo.

 

Afinal, o que é Cloud Computing?

Cloud Computing, ou computação em nuvem, é um serviço onde recursos compartilhados, softwares e informações são fornecidas disponibilizando acesso através de computadores, tablets ou celulares, desde que conectados à internet.

Pode-se dizer que “a nuvem” é um local onde é possível acessar aplicativos e serviços, onde os seus dados (informações) são armazenados de forma segura.

Uma das grandes vantagens do Cloud Computing é o aproveitamento dos investimentos em hardware, já que a parte mais ‘pesada’ do processamento fica armazenado na nuvem, fazendo com que o usuário precise apenas de um navegador e internet para poder utilizar o serviço.

Exemplos de cloud computing muito conhecidos no mercado são: dropbox, google music, iCloud e Google Docs.

Nesses serviços o usuário pode realizar funções como: criar, editar documentos online, sincronizar músicas e arquivos, tudo ao mesmo tempo.

 

Cloud Computing e Transformação Digital

O Cloud Computing têm muito da transformação digital. Comparado ao tradicional, onde a infraestrutura para armazenamento é construída em um local físico com máquinas e servidores dentro da empresa, o Cloud Computing se mostra muito mais vantajoso e acessível já que só é necessário a compra de um hardware e software, que irá vir com toda a plataforma já pronta para uso.

Menos custo, mais resultado.

Com o Cloud Computing não é necessário gastar com sistemas de refrigeração, diminuindo os gastos com energia elétrica.

Além disso, por meio de serviços de suporte gerenciado é possível você contar com profissionais que irão administrar sua infraestrutura computacional remota, auxiliando seus colaboradores em caso de algum tipo de problema, também gerando redução de gastos operacionais.

A transformação digital e o cloud computing têm o objetivo de gastar menos capital na aquisição de bens e mais na contratação de serviços operacionais que irão facilitar o dia a dia na organização.

Esse formato é conhecido como software-as-a-service, ou seja, software como serviço, onde não só a aplicação mas também a infraestrutura são disponibilizadas por meio de uma mensalidade (plano de contrato), sem gastos extras para manutenção e afins.

Além disso, ‘estar na nuvem’ significa transformar algo que antes era restrito a um espaço físico em algo que poderá ser acessado de qualquer lugar, sendo muito mais colaborativo.

Quando uma empresa opta pelo Cloud Computing, a consequência é a integração das diferentes áreas da empresa e o aumento da eficácia dos projetos.

O medo de muitos ainda é por conta da segurança dos dados, mas ao contrário do que se pensa, a segurança é ainda maior, além de serem muito mais fáceis de serem recuperados.

Isso porque os backups de um sistema tradicional, normalmente são feito por meio de uma mídia física que precisa ser carregada manualmente, mas quando falamos em cloud computing, isso é feito de forma automática e criptografada.

Um exemplo disso é que caso ocorra algum problema no servidor, automaticamente o usuário é redirecionado para acessar uma ‘cópia’, não havendo nenhuma perda de dados.

 

Google Workspace

O Google Workspace utiliza o serviço de cloud computing, fazendo com que conte com toda a segurança desse tipo de plataforma para funcionar.

Uma das grandes vantagens de utilizar o Google Workspace se dá pelo fato da plataforma utilizar o serviço de cloud computing, já que com o uso desse serviço será possível que os colaboradores da sua empresa acessem todos os dados remotamente, em qualquer dia ou horário facilitando muitos processos.

Além disso, por utilizar o cloud computing, o Google Workspace garante que diversos setores e pessoas trabalhem de forma conjunta, garantindo interação entre os profissionais e melhorando a qualidade e agilidade de entrega.

 

5 principais vantagens de trabalhar com cloud computing

No decorrer do artigo, citamos diversas vantagens de se trabalhar com o cloud computing, e agora vamos conferir os 5 principais motivos para que você escolha trabalhar com plataformas como o Google Workspace que garante o serviço de computação em nuvem (cloud computing).

 

Pague apenas pelo que usar

Como todos os sistemas de cloud computing são vendidos como serviços, você vai pagar apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar. Seja você gerente de uma pequena empresa ou de uma multinacional, a nuvem vai se adaptar ao seu negócio — e, claro, vai cobrar o justo por isso.

 

Acesse de qualquer lugar do mundo

Esqueça a ideia de ter que estar em um local físico determinado para acessar as informações de que precisa. Com a nuvem, todos os dados são acessíveis pela internet e podem ser acessados de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à internet.

Sua empresa estará sempre disponível, na palma da sua mão, flexibilizando ainda mais todas as partes do seu negócio.

 

Centralize sua empresa em único lugar

É difícil lidar com vários softwares diferentes, cada um com um tipo de autenticação, formas de acesso e, principalmente, modos de integração entre si.

Com todos dentro da nuvem, é mais fácil compor um sistema integrado, que consegue se relacionar ao ponto de dar as informações necessárias para que a empresa consiga desempenhar bem as suas funções.

 

Recupere-se mais rápido de possíveis complicações.

Muitas vezes, o ato de fazer cópias de segurança com qualidade e garantia é algo bem complicado, e usá-las no momento que mais precisa delas é ainda mais.

Os servidores dos fornecedores de serviços de cloud computing, geralmente, são bem mais preparados para isso do que a sua empresa!

Caso ocorra algum problema, seus acessos pela rede são redirecionados rapidamente a outro, deixando tudo funcionando de novo.

 

Saiba o que está acontecendo

Como quase todos os sistemas na nuvem são automatizados, eles também armazenam várias métricas sobre o que e, principalmente, como os serviços estão sendo utilizados.

Essas informações são essenciais para repensar as estratégias que a empresa vem tomando em seus processos internos e, claro, são a base para possíveis mudanças de rota e de mentalidade, que levarão a uma melhoria no negócio como um todo.

 

Garanta o melhor serviço de cloud computing para sua empresa com o Google Workspace, basta ir até o site da WeColab, escolher o melhor plano para a sua empresa e aproveitar todos os benefícios!

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram