Skip to content

Sobrecarga de trabalho podem afetar a produtividade da sua equipe

A sobrecarga de trabalho é algo que está presente em muitas equipes, a pressão constante, metas inatingíveis e má gestão são apenas alguns fatores que levam à sobrecarga de trabalho. Os sintomas deste problema podem ser físicos ou psicológicos, como: dores de cabeça, impaciência, desmotivação, insônia, dificuldade de concentração e baixa (ou nenhuma) produtividade.
Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho é algo que está presente em muitas equipes, a pressão constante, metas inatingíveis e má gestão são apenas alguns fatores que levam à sobrecarga de trabalho.

Os sintomas deste problema podem ser físicos ou psicológicos, como: dores de cabeça, impaciência, desmotivação, insônia, dificuldade de concentração e baixa (ou nenhuma) produtividade.

Para ter os melhores resultados, o ideal é optar pelo equilíbrio entre o bem-estar dos colaboradores e os objetivos da empresa. Quando isso não acontece, ou seja, quando não há esse equilíbrio, chegamos ao cenário de sobrecarga de trabalho. 

Como isto é muito comum nas empresas, vamos entender melhor este quadro e como revertê-lo.

 

O que, de fato, define uma sobrecarga de trabalho?

O estresse, quando acumulado, desenvolve muitos fatores limitantes, como a desmotivação, improdutividade e geração de conflitos dentro da empresa. 

A sobrecarga de trabalho está relacionada ao estresse, mas vale dizer que o estresse em si, não é um fator determinante quando falamos de sobrecarga, já que é apenas um dos sintomas.

Podemos dizer que a sobrecarga de trabalho deve ser avaliada de acordo com os sofrimentos físicos e psicológicos sofridos por um colaborador. Ela pode evoluir e chegar a se tornar uma síndrome de Burnout, que é o esgotamento físico e mental de um indivíduo, por isso é sempre bom estar atento a casos de sobrecarga de trabalho.

Essa sobrecarga pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo:

  • volume de trabalho elevado, com prazos curtos para a sua execução;
  • metas inatingíveis propostas pela gestão;
  • cobranças exageradas promovidas pelo líder da área;
  • ambiente opressor e envolto em pressão — excessiva e constante.

Outras situações podem acarretar a sobrecarga de trabalho, como uma licença ou férias de um ou mais colegas de equipe. A frequência em que cada situação ocorre é o ponto-chave de uma possível ruptura.

Quando acontece um caso de sobrecarga isolado, por conta de uma licença ou férias de um companheiro de equipe, e há um prazo para que aquilo chegue ao fim, a sobrecarga tende a ser controlada, porém quando isso se torna algo frequente e incessante, começam-se os problemas.

O profissional que está sobrecarregado pode chegar a apresentar diversos sintomas, desde aspectos físicos à consequências psicológicas e comportamentais.

 

Principais sinais e causas da sobrecarga de trabalho.

Agora que já sabemos o que é a sobrecarga de trabalho, vamos entender melhor as principais causas e sinais deste problema.

 

Principais causas da sobrecarga de trabalho

 

Desorganização

Uma empresa desorganizada é uma empresa que se atrapalha no cumprimento de prazos e objetivos, isso acaba por sobrecarregar os colaboradores, fazendo com que, muitas vezes, eles estendam suas cargas horárias para conseguir entregar tudo dentro dos prazos.

 

Equipes Enxutas

Ter equipes que não condizem com a carga de trabalho é uma grande questão. Não há problema em sua equipe ser enxuta se, e somente se, a quantidade de projetos também for pequena. Mas quando você tem uma equipe pequena e uma quantidade grande de demandas, isso se torna um problema, gerando cansaço, prejuízo ao corpo e mente dos colaboradores, insatisfação… todos esses problemas culminam em resultados ruins para sua empresa.

 

Metas exageradas

Ter metas inatingíveis é um verdadeiro tiro no pé. Quando isso acontece, os colaboradores acabam aumentando suas jornadas e fazendo um esforço fora do padrão para alcançar os objetivos impostos, isso geral, além do desgaste um estresse extremamente prejudicial.

 

Processos mal definidos

Quanto pior é a definição dos processos, maior o esforço que o colaborador terá que ter para produzi-los. Além disso, processos mal definidos acabam gerando erros e retrabalhos, levando a uma maior jornada de trabalho.

 

Sinais de sobrecarga de trabalho

Em pesquisa, foram detectados que 88% dos trabalhadores se acham ansiosos, 83% angustiados e 74% se consideram preocupados no momento de uma entrevista. Bem como 69% se sentem desconfortáveis em relação ao trabalho.

Pensando nisso, alguns sinais de sobrecarga de trabalho são:

  • dores aleatórias no corpo em razão das longas jornadas de trabalho, seja por movimentos repetitivos, seja por posições estáticas;
  • ansiedade em excesso em virtude dos prazos e das cobranças e que, se não tratada, pode se tornar em transtorno e prejudicar a saúde mental e a qualidade de vida do colaborador;
  • alterações no sono, acordar cansado e com dores de cabeça são outros indícios de sobrecarga de trabalho.
  • ausências no trabalho é também um sinal de sobrecarga, isso porque pessoas exaustas acabam tendo mais problemas de saúde e sendo mais desmotivadas.

Home office x Sobrecarga de trabalho

Com a pandemia do Covid-19 muitas empresas aderiram ao home office, apesar dessa forma de trabalho ser muito boa, é necessário uma grande organização por parte da empresa e dos colaboradores para que tudo funcione.

Acontece que, como muitas dessas transições de escritório para home office foram feitas de uma hora para outra, essa transição não teve planejamento ou estudo, fazendo com que aumentassem as jornadas de trabalho.

Por estar em casa, muitos colaboradores que não estavam acostumados com a rotina do home office, acabaram por trabalhar durante o almoço, finalizar o dia de trabalho mais tarde e, até mesmo começar os trabalhos antes do horário previsto.

Essas jornadas incessantes fizeram com que o aumento da sobrecarga de trabalho durante a pandemia crescesse de forma descontrolada.

Com isso, o que entendemos é que apesar de muitos benefícios, como: horário mais flexíveis, maior atenção a família, não perder horas no trânsito, conforto. O home office, se não feito de forma correta, pode gerar muitos problemas aos colaboradores.

 

Gestão de processos ajudam a diminuir a sobrecarga de trabalho

A gestão de processos é a integração entre todas as funções desempenhadas por uma empresa, ou seja, é tudo o que a empresa faz englobando todos os departamentos. Pode-se dizer que a gestão de processos chega para fortalecer os processos como um todo, mantendo tudo funcionando da melhor maneira possível.

Todavia ela é uma técnica que irá reavaliar, aprimorar e padronizar os processos de uma empresa. Dessa forma, com uma estratégia bem elaborada, toda a equipe participa da construção do método de trabalho mais simples e unificado.

Aqui na WeColab nós contamos com o Google Workspace para nos ajudar na gestão dos processos, essa plataforma junta diversas ferramentas que ajudarão no dia a dia, aumentando a interatividade da equipe e a produtividade, facilitando processos e ajudando a alcançar metas.

 

As vantagens da gestão de processos

Vamos entender algumas vantagens de ter uma boa gestão de processos.

 

Tomada de decisão mais rápida

Ao conseguir mensurar dados, um gestor obtém informações valiosas que ajudam a tomar decisões mais assertivas e de forma mais rápida, auxiliando também na escolha de prioridades.

 

Integração dos departamentos e equipes

Como dito acima, quando contamos com uma boa gestão de processos e com plataformas como o Google Workspace é muito mais fácil que as diversas áreas e equipes da empresa se relacionem, facilitando as relações interpessoais e ajudando na identificação de problemas em diversos setores de forma simultânea.

Isso também ajuda os colaboradores a ter uma visão macro da empresa, facilitando sugestões para novas ideias e aumentando a compreensão da importância e urgência de atividades específicas.

 

Otimização de tempo

Quando temos uma gestão de processos é mais fácil manter o tempo otimizado e, assim, diminuir a sobrecarga de trabalho. Ou seja, o gestor consegue priorizar e tomar as medidas certas para aumentar a efetividade das tarefas sem precisar de maior força tarefa ou maior carga horária.

Ao contar com uma boa gestão, os colaboradores conseguem manter o foco nas atividades primárias, diminuindo o retrabalho.

 

 

Como já falamos, o Google Workspace pode te ajudar na gestão de processos da sua empresa, diminuindo a sobrecarga de trabalho da sua equipe. Aqui, na WeColab, você garante o melhor preço do mercado, tendo a garantia de estar com um parceiro premium Google. Fale com um de nossos consultores e veja qual plano é melhor para você e sua empresa.

Compartilhe na sua rede

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram